DAMAS DE HONRA, DAMINHAS E PÁJENS

Texto: Humberto Leal
A noiva pode se dar ao luxo de levar até quatro damas de honra, em geral irmãs menores, primas ou amigas.
Havendo damas de honra, não são excluídas as crianças (daminhas e pajens) que levam uma pequena bandeja de prata, almofadinha ou buquê de flores com as alianças.
Tudo isso é lindo, espetacular e teatral, mas fora da nossa realidade.
No entanto, o romantismo do casamento à moda antiga parece estar de volta. Assim, é bom lembrar que nesse caso o cortejo deve ser ensaiado por um profissional competente, pois nada deve sair do protocolo.
O traje das damas de honra poderá ser, por exemplo, em vários tons de rosa, lilás, azul ou qualquer outra cor em tom pastel e que seja aprovado pela noiva. Antigamente, todos os vestidos das damas de honra eram iguais, no modelo e na cor, e a noiva oferecia o tecido. Hoje não há mais este costume.
Até há pouco tempo, os trajes das daminhas e pajens imitavam figuras renascentistas: todos vestidos de veludo. Agora, peças mais contemporâneas e de diversos estilos vestem as crianças, que dão um toque de alegria e graça ao cortejo.
Dica: é mais prudente escolher só um casalzinho, ou então duas meninas, que sejam responsáveis pelo sucesso do cortejo da cerimônia.
Crédito da Imagem: Banco de Dados Internet