CORES: O que significa cada uma e como usar

Texto: Humberto Leal
As cores marcam intenções, tendências e sentimentos, e acabaram se transformando, por assim dizer, em um código nas celebrações ou festividades sociais, bem como estão vinculadas a certas regras protocolares, muito embora essas tendências vão e voltam de acordo com a moda.
Em geral, as cores claras estão relacionadas com atos informais, enquanto os tons mais escuros vinculam-se aos atos mais sérios e formais.
As cores aqui abordadas nada mais são do que uma idéia de onde e como usá-las, embora o gosto pessoal e a moda atual, desde que usados com bom senso, permitem-nos muitas variantes.
O mais importante, ao escolhermos determinada cor para vestir, é saber que ela vai gerar uma imagem a nosso respeito, além de provocar sensações no ambiente em que vamos circular.
A título informativo, destacamos algumas ideias sobre determinadas cores e a ocasião mais propícia para usá-las.
PRETO:
É a cor típica para todo tipo de evento ou reuniões consideradas sérias e rigorosas. Homens e mulheres podem usar sem medo de errar. Específica para eventos noturnos.
AZUL:
É a cor da diplomacia. O tom marca prudência, distância e integridade. Por definição, podemos dizer que é a cor dos eventos políticos e diplomáticos, dada a sua teórica neutralidade cromática. É uma cor clássica que dificilmente sai de moda.
MARROM:
Pode ser usado em qualquer tipo de atividade social, ainda que, no caso de eventos oficiais ou de muito protocolo, o seu uso deva ser moderado.
VERMELHO:
Sem dúvida é uma cor de grande impacto visual, que não deixará despercebido quem estiver usando. É considerado um tom agressivo, por isso deverá ser usado com moderação em eventos oficiais.
VERDE:
Esta cor, em geral, transmite esperança e sossego. Os tons mais escuros desta cor são recomendados para cerimônias que requerem certo protocolo, certa formalidade.
AMARELO:
Esta cor, de certa forma, é mais feminina do que masculina. Transmite dinamismo e criatividade. Recomendada para recepções ao ar livre, na primavera ou verão, por ser mais descontraída. Ideal para eventos informais.
BRANCO:
Cor natural, limpa e pura. Nunca deve ser usada como cor única em uma vestimenta, a menos que a ocasião assim a exija, como em vestidos de noiva ou fardas militares oficiais, por exemplo. Deve ser combinada com outras cores se for usada em eventos formais.
O mais importante com relação à cor de uma roupa que estamos pretendendo usar é saber em que circunstâncias vamos nos apresentar, diante de quem e com que objetivo.
Usando o bom senso e tendo um espelho diante de nós, certamente teremos menos chance de errar!!!