ORGANIZANDO O NOIVADO

Texto: Humberto Leal
Para algumas pessoas, o noivado, com jantar e pedido formal de casamento, está ultrapassado; para outras, ainda é uma celebração indispensável dentro de todo o processo que é organizar um casamento. Mas o mais importante é seguir suas convicções, seus anseios e deixar seu coração livre, independentemente de realizar, ou não, um noivado tradicional.
Não há necessidade de fazer uma grande festa, realizar rituais com discursos e jantares. Uma celebração mais prática talvez seja o mais acertado. Um almoço ou jantar mais informal com a presença de familiares e poucos amigos deixará o clima mais leve e agradável. Até um churrasco na casa de praia será bem aceito por todos.
Tradicionalmente, o noivo presenteia a noiva com uma aliança de brilhantes e a noiva retribui com uma caneta ou relógio, tudo de acordo com o gosto pessoal, a vontade e, principalmente, o “bolso” de ambos.
As alianças que serão trocadas devem ser usadas na mão direita até o dia do casamento e ter como inscrição o nome de cada um e a data de noivado. No dia do casamento, elas passarão para a mão esquerda e será acrescentada a data do enlace.
O noivado, como um evento, só deverá ser realizado quando já existir uma data marcada para o casamento e com uma antecedência de pelo menos um ano dessa comemoração.
Usando o bom senso é só seguir seu coração e suas vontades, nada mais importa!
Foto: Arquivo pessoal – Humberto Leal